Acesse as primeiras imagens do Worldview 3!

 

  O satélite lançado em Agosto de 2014, tem resolução nativa de 31cm na banda pancromática, além de outras bandas especiais:  

  • 4 Cores padrão: Azul, Verde, Vermelho e Infravermelho próximo I
  • 4 Cores adicionais: Azul Coastal (litoral), Amarelo, Red Edge (borda vermelha) e Infravermelho próximo II
  • 8 Bandas SWIR (Shortwave Infrared) para desempenho em condições adversas: Penetração em neblina, nevoeiro, poluição, poeira e fumaça.
  • 12 Bandas CAVIS (Clouds, Aerosols, Vapor, Ice and Snow – Condições Atmosféricas):Correção de nuvens, gelo/neve, névoa e vapor d’água.

Uma das coisas incríveis que as bandas SWIR permitem, é a visualização de alvos cobertos por névoa ou fumaça. O satélite registrou na semana passada um incêndio no Complexo de Happy Camp,  na Floresta Nacional de Klamath, na Califórnia, onde um grande incêndio consumia a Floresta.

Na imagem abaixo, segue a imagem em cores naturais, sem a aplicação das bandas SWIR. A fumaça cobre completamente o solo, impossibilitando a visualização do terreno incendiado.

Já na imagem seguinte na composição falsa cor e com a aplicação das bandas SWIR, a fumaça desaparece e os focos do incêndio são facilmente visíveis.

 

 

Esta imagem é uma composição "falsa cor" feita a partir de três das oito bandas SWIR (bandas 6, 3 e 1) que, coincidentemente, dá uma cor amarelo-alaranjado ao fogo.

 

Além disso, as possibilidades de extrair informações dessas imagens são infinitas.

As bandas SWIR podem também indicar onde estão os focos de incêndio mais intensos, através do “mapeamento térmico”, calculado à partir da visualização das bandas SWIR que mostram as áreas mais afetadas pelo fogo.

A DigitalGlobe disponibilizou outras imagens com resolução de 40cm coletadas pelo sensor.  Link das imagens http://www.digitalglobeblog.com/2014/08/26/worldview-3-first-images/

O Worldview 3 estará disponível comercialmente em 2015. Não deixe de consultar a Satmap para conhecer os outros sensores de alta resolução da constelação DigitalGlobe.